domingo, julho 31, 2005

Torcida


Amanhã é a defesa de Claudinha. Minha ex-colega estagiária com cara de pirraia e mente brilhante já vai se formar! Tou ficando velha. Minha flor, tou na torcida. Mas nem precisa: você sempre arrebenta! Um beijo, parabéns. E pare de botar postzinho chantagista. Você sabe que é minha amiga sim. O negócio são esses dois mil quilômetros que separam a gente e que me impedem de usufruir do 'seu' colo!

Mondovino


Tou aqui tentando escrever uma das três monografias que preciso entregar este mês. O prazo desta encerra amanhã, e vou falar da globalização do vinho e da 'mcdonaldização' do gosto, a partir do filme Mondovino. O pescoço tá doendo de ficar sentada em frente ao computador. Mas juro, vai sair.

Sol na casa 2, lua na casa 1 - 31/07 a 03/08



No período que vai de 31/07 (hoje) a 03/08, Mariana, o Sol transitará pela sua Casa 2, enquanto a Lua estará transitando pela primeira casa do seu mapa, aproximando-se do Sol. O Sol na Casa 2 sugere que a qualidade deste momento é a da percepção da importância das questões materiais e, ao mesmo tempo, a Lua na primeira casa lhe chama para observar as suas necessidades emocionais para estes dias: como você está se sentindo? Tem dado a devida atenção a si e ao seu corpo? A Lua, transitando pela primeira casa, pode significar também uma ampliação de sua emotividade, tornando-lhe uma pessoa muito reativa e até sensível demais. Uma boa alimentação é importante neste ciclo.

A dinamização da libido - 31/07 a 31/08



Entre os dias 31/07 e 31/08, o planeta Marte estará formando um ângulo harmonioso em relação ao planeta Vênus do seu mapa astral, Mariana. Este tende a ser um período particularmente positivo para o sexo, o prazer, uma fase em que você provavelmente sentirá que está irradiando um magnetismo pessoal maior, e de fato estará... Convém aproveitar o momento, circular mais, fazer-se ver, exibir-se um pouquinho não faz mal ninguém, afinal de contas. O magnetismo pessoal irradiado neste momento vai bem além da mera esfera sexual, entrando em todas as suas áreas sociais, do trabalho às amizades. As pessoas estarão percebendo em você um “tesão maior” para fazer as coisas, uma percepção de que você estará tendo mais prazer em viver a vida. E você, é claro, poderá contaminar positivamente os outros com esta qualidade, neste momento.

sábado, julho 30, 2005

Vai pro trono ou não vai?


Rita Cadillac, Fátima Boa Viagem, Soninha Toda Pura, Fernanda Terremoto, Sueli Pingo de Ouro, Gracinha Copacabana, Estrela Dalva, Índia Poti, Índia Amazonense, Valéria Mon Amour, Esther Bem-Me-Quer, Regina Polivalente, Beth Boné, Rosely Dinamite, Elza Cobrinha, Elvira Cambalhota, Daisy Cristal, Cristina Azul, Sandra Pérola Negra, Bia Zé Colméia, Sarita Catatau, Lia Hollywood, Leda Zepelin, Marcinha My Boy, Graça Portelão, Gleice Maravilha, Sandrinha Radical, Rosane da Camiseta, Érica Selvagem, Gláucia Sued. Essas eram algumas das chacretes de 20 anos atrás. As que não dão show há apenas seis meses são Dadá Cê Cedilha e Mari Luz Vermelha - esta última, ensaiando aí na foto. Quem viu o show, não esquece. Ô, saudade...
***Entrei na comunidade do Orkut "Tenho Encosto de Chacrete", feita para aqueles que "sentem que purpurinas e paetês tocam profundamente sua alma" e "quando encontram um maiô dourado, seus pêlos logo se arrepiam". É logo aqui: http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=1381715

Babona

Agora Luluca tem até comunidade no Orkut. Criada por mim, ora. Visitem lá:
http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=3766796

sexta-feira, julho 29, 2005

Amigos

Ontem tava tão triste, por contingências que vão do liseu à tpm, que chorei horas por mim e por ninguém, me sentindo completamente só neste Rio enorme. Aí fui ganhando presentes pequeninos ao longo do dia: Queops que me ligou DUAS vezes de manhã pra saber como eu estava; recadinhos de Dani e Pri no Orkut; Luiz que me ligou do nada à noite e ficou horas ouvindo meus problemas e meu choro, e se oferecendo pra me ajudar a resolver; e por fim Ádrea, que leu meu brógui, ficou preocupada e só saiu daqui de casa depois de conseguir me fazer rir. Pode soar como pieguice, mas é isso aí: ter amigos é muito, muito bom. Eu não vou começar a enumerá-los - são bem menos que os 458 listados no Orkut - mas a lista graças a Deus é um pouco mais abrangente que essa aí de cima. Saber que eles existem e que posso pedir colo a eles, quando não estiver aguentando o tranco que essa vida louca tá sendo, é um consolo muito doce.



Procura-se um amigo (Vinicius de Moraes)

Não precisa ser homem, basta ser humano, basta ter sentimentos, basta ter coração. Precisa saber falar e calar, sobretudo saber ouvir. Tem que gostar de poesia, de madrugada, de pássaro, de sol, da lua, do canto, dos ventos e das canções da brisa. Deve ter amor, um grande amor por alguém, ou então sentir falta de não ter esse amor. Deve amar o próximo e respeitar a dor que os passantes levam consigo. Deve guardar segredo sem se sacrificar.
Não é preciso que seja de primeira mão, nem é imprescindível que seja de segunda mão. Pode já ter sido enganado, pois todos os amigos são enganados. Não é preciso que seja puro, nem que seja todo impuro, mas não deve ser vulgar. Deve ter um ideal e medo de perdê-lo e, no caso de assim não ser, deve sentir o grande vácuo que isso deixa. Tem que ter ressonâncias humanas, seu principal objetivo deve ser o de amigo. Deve sentir pena das pessoa tristes e compreender o imenso vazio dos solitários. Deve gostar de crianças e lastimar as que não puderam nascer.
Procura-se um amigo para gostar dos mesmos gostos, que se comova, quando chamado de amigo. Que saiba conversar de coisas simples, de orvalhos, de grandes chuvas e das recordações de infância. Precisa-se de um amigo para não se enlouquecer, para contar o que se viu de belo e triste durante o dia, dos anseios e das realizações, dos sonhos e da realidade. Deve gostar de ruas desertas, de poças de água e de caminhos molhados, de beira de estrada, de mato depois da chuva, de se deitar no capim.
Precisa-se de um amigo que diga que vale a pena viver, não porque a vida é bela, mas porque já se tem um amigo. Precisa-se de um amigo para se parar de chorar. Para não se viver debruçado no passado em busca de memórias perdidas. Que nos bata nos ombros sorrindo ou chorando, mas que nos chame de amigo, para ter-se a consciência de que ainda se vive.

Sol na casa 2, lua na casa 12 - 29/07 a 31/07




A Lua volta a caminhar na direção do momento de renovação (Lua Nova), transitando pela Casa 12, enquanto que o Sol se encontra na Casa 2, entre os dias 29/07 (hoje) e 31/07. Este é um momento de recolhimento, de quietude, e convém respeita-lo. A sua sensibilidade estará também mais ativa, de modo que neste período você estará captando com maior facilidade as necessidades alheias, e poderá ajudar com atos práticos as pessoas que de você necessitarem. Atente, todavia, para problemas físicos cuja origem está no emocional. Cuidado com a alimentação, procure regular-se em horas certas e mantenha uma postura relaxada diante das coisas. Você sentirá como se tudo estivesse mais lento, mas são apenas alguns dias.

quinta-feira, julho 28, 2005

Lóri

"Não era uma tristeza difícil. Era mais como uma tristeza de saudade. Ela estava só. Com a eternidade à sua frente e atrás dela"

Macabéa


“Tinha o olhar de quem tem uma asa ferida”

quarta-feira, julho 27, 2005

Sol na casa 2, lua na casa 11 - 27/07 a 29/07


A Lua, transitando pela Casa 11 entre os dias 27/07 e 29/07, entra em sua fase de “quarto-minguante”, e forma tensão ao Sol na Casa 2. Neste momento, atenção: nada de emprestar dinheiro a amigos, nem tampouco de pegar emprestado! Cuidado para não se deixar envolver demasiadamente nos problemas de seus amigos, a ponto de terminar se prejudicando. Por mais que você os ame, é inteligente saber estabelecer limites. O Sol na Casa 2 solicita que você se preserve, mas você pode sentir culpa por não “resolver” os problemas alheios. Lembre-se, todavia, que os problemas dos outros só podem ser efetivamente solucionados por eles mesmos. Saiba preservar seus interesses. Como a Lua entra em sua fase minguante, é provável que você venha a sentir alguma fadiga e perda de energia, e se isso ocorrer você perceberá que tem a ver com algum problema de algum amigo seu.

terça-feira, julho 26, 2005

Conga conga conga


Ontem ia passando perto do metrô e numa banca onde acho preciosidades, comprei um LP dos Três Patinhos! Quem tem menos de 25 não sabe do que se trata, mas fui imediatamente transportada à minha infância! Comprei, claro, um real! Passei a tarde amolando Dani Pina, que foi lá em casa ver como eu tava (dodói) e, pra se vingar, me levou pra tomar uma sopa de espinafre que parecia o vômito do Hulk, em aspecto, sabor e consistência.
O disco é uma coisa: laranjinha, doze músicas escolhidas a dedo... A capa é uma amarela, não é essa, não. Mal posso esperar pra fazer uma audição real do bicho. Dadá: tem Conga La Conga! Renatinho: tem Meu Amigo Charlie Brown! Agora só falta eu achar um Disco Baby e um Patotinha pra vender. Hehehehe. Me aguardem!

Sol na casa 2, lua na casa 10 - 25/07 a 27/07



Eis que, entre os dias 25/07 e 27/07, o Sol se encontra na Casa 2 e a Lua o harmoniza, transitando pela Casa 10. O contato é benéfico, e possibilita encontros favoráveis no setor profissional. É possível que algumas idéias sejam concretizadas, ou que pelo menos se encaminhem satisfatoriamente na direção de uma maior clareza e objetividade. A Lua, transitando pelo décimo setor do seu mapa astral, populariza suas relações e torna você sensível às necessidades dos outros. Portando-se de forma generosa, certamente atrairá generosidade, o que multiplicará os ganhos, sejam eles materiais ou afetivos.

Mais cigana do Orkut



Sorte de hoje:
Em breve você passará momentos felizes em casa

segunda-feira, julho 25, 2005

Irgh


Lisa e sem ter a quem delegar a missão, muni-me de soda cáustica e bomba e enfrentei o desafio. Poupo-os dos detalhes sórdidos. A vida é uma merda.

Hardy


A descarga não desce. O mundo gira e nem apracur resolve. Não tem comida em casa, só bolacha. O dia tá cinzento. Passei o fim de semana tentando escrever minha monografia e não consegui. Oh, céus! Minha vida tá entupida.

Oba, pra onde vou?



Sorte de hoje no Orkut:
Você viajará para muito longe

domingo, julho 24, 2005

Quem mora em mim?

Minha amiga Ádrea me manda um texto publicado hoje, no Globo, com o seguinte comentário:
"Maricota, o que mais me interessou neste texto foi ficar associando as pessoas com as quais me relaciono ou me relacionei, nas mais diversas modalidades de relacionamentos (família, amigos, amores, trastes, canalhas-sinceros e tudo mais), quais são pessoas habitadas e quais são ocas. É no mínimo engraçado. O pior é que nem sei em qual dos dois ‘conceitos’ eu me encaixo. Acho que na verdade tenho minhas épocas ‘habitada’ e outras ‘oca’! (Será possível?) Acho você uma mulher habitada, Nininho um homem habitado, Zé Vaz um homem habitado, Duda um homem habitado (e cita três pessoas notoriamente desabitadas, cujos nomes prefiro omitir) , minha tia-irmã Inês habitadíssima, e até a Jade já é uma moleca habitadinha... hehe. Tem até quem esteja condenado pelo corpo de bombeiros e engenheiros a não ter ‘gente em casa’ por causa do risco de desabamento, quem pra mim, representa este tipo é o meu ex-traste. Enfim, gosto de textos assim, que mexem com a gente. Gostaria de saber escrever assim. Seus textos também me ‘tocam’ como o da sua avó, os que fazem referência a sua sobrinha (linda), o da cena do cara no celular, o da amizade, e muitos outros. Parafraseando Jade: UM BEIJO, UM ABRAÇO E UM CHEIRO!!"

Claro que isso tinha que entrar aqui no sítio, né? Beijos pra ela, amiga de alma linda e chama acesa, que transforma a casinha que ela é num lar perene, pra quem tem a chave.





PESSOAS HABITADAS
Martha Medeiros
( Revista O GLOBO – 24/7/05)


Estava conversando com uma amiga, dia desses. Ela comentava sobre uma terceira pessoa, que eu não conhecia. Descreveu-a como sendo boa gente, esforçada, ótimo caráter. “Só tem um probleminha: não é habitada”. Rimos. É uma expressão coloquial na França – habité – mas nunca tinha escutado por estas paragens e com este sentido. Lembrei-me de uma outra amiga que, de forma parecida, também costuma dizer “aquela ali tem gente em casa” quando se refere a pessoas que fazem diferença.


Uma pessoa pode ser altamente confiável, gentil, carinhosa, simpática, mas se não é habitada, rapidinho coloca os outros pra dormir. Uma pessoa habitada é uma pessoa possuída, não necessariamente pelo demo, ainda que satanás esteja longe de ser má referência . Clarice Lispector certa vez escreveu uma carta a Fernando Sabino dizendo que faltava demônio em Berna, onde morava na ocasião. A Suíça, de fato, é um país de contos de fada onde tudo funciona, onde todos são belos, onde a vida parece uma pintura, im rótulo de chocolate. Mas falta uma ebulição que a salve do marasmo.


Retornando ao assunto: pessoas habitadas são aquelas possuídas, de fato, por si mesmas, em diversas versões. Os habitados estão preenchidos de indagações, angústias, incertezas, mas não são menos felizes por causa disso. Não transformam suas “inadequações” em doença, mas em força e curiosidade. Não recuam diante de encruzilhadas, não se amedrontam com transgressões, não adotam as opiniões dos outros para facilitar o diálogo. São pessoas que surpreendem com um gesto ou uma fala fora do script, sem nenhuma disposição para serem bonecos ventríloquos. Ao contrário, encantam pela verdade pessoal que defendem. Além disso, mantêm com a solidão uma relação mais do que cordial.

Então são as criaturas mais incríveis do universo? Não necessariamente. Entre os habitados há de tudo, gente fenomenal e também assassinos, pervertidos e demais malucos que não merecem abrandamento de pena pelo fato de serem, em certos aspectos, bastante interessantes. Interessam, mas assustam. Interessam, mas causam dano. Eu não gostaria de repartir a mesa de um restaurante com Hannibal Lecter, “The Cannibal”, ainda que eu não tenha dúvida de que o personagem imortalizado por Anthony Hopkins renderia um papo mais estimulante do que uma conversa com, sei lá, Britney Spears, que só tem gente em casa porque está grávida. Zzzzzzzzzzzz.


Que tenhamos a sorte de esbarrar com seres habitados e ao mesmo tempo inofensivos, cujo único mal que possam fazer é nos fascinar e nos manter acordados uma madrugada inteira. Ou a vida inteira, o que é melhor ainda.

Poeminha de Martha Medeiros


uma mordidinha para sentir o gosto
um cheirinho para sentir o perfume
um beijinho rápido, uma ilusãozinha
a quantos basta uma amostra grátis
não consigo molhar os pés apenas
eu mergulho e só paro quando me afogo
eu me queimo e só paro quando derreto
eu me jogo e só paro quando me param

Força redobrada - 24/07a 22/08



Energização pessoal, Mariana! Neste período, que vai de 24/07 até 22/08, o planeta Marte estará entrando em harmonia com o seu Sol pessoal, intensificando o uso da sua força de vontade, o que lhe possibilita lutar mais pelas coisas que você deseja, organizando suas capacidades, habilidades e recursos com o fito de atingir objetivos específicos. A vitalidade está favorecida neste momento, e inclusive é favorável que você pratique esportes nesta fase, aproveite o pique para dar movimento à sua vida. A qualidade guerreira de Marte se harmoniza positivamente com a sua vontade solar, de modo que este é um período bom para lutar pelas coisas que deseja. A saúde entra num ciclo reativo positivo, e este pode ser um bom momento para tomar atitudes que ajudem seu corpo a melhorar naquilo que precisa ser melhorado. A idéia para o momento, Mariana, pode ser sintetizada da seguinte maneira: esta é a hora certa para imprimir velocidade ao que você deseja. As coisas parecerão estar se resolvendo com mais facilidade, mas na verdade é você quem estará numa fase mais objetiva da vontade.

Irritabilidade emocional - 23/07 a 11/08



O período que vai de 23/07 e 11/08 envolve um choque do Marte celeste com a sua Lua de nascimento, Mariana. Nesta fase, procure tomar um cuidado maior no que diz respeito a surtos de melindre emocional, pois há o risco de você sentir que as suas emoções estão mais afetadas do que o normal, com risco de ataques de impaciência e irritabilidade, sobretudo com as pessoas mais íntimas, como familiares, amigos mais próximos e amores. Um dos pontos sensíveis deste momento, Mariana, envolve as questões territoriais: você estará vivendo dias defensivos, e a impressão que os outros podem ter é a de que você está reagindo exageradamente a tudo, ou se portando como um cão que não quer largar o osso. De fato, quase ninguém gosta que os outros fiquem invadindo territórios, mexendo nas coisas pessoais, mas os ciclos de tensão entre Marte e Lua tendem a intensificar as reações emocionais de uma forma mais afetada do que o normal. Mas o grande objetivo da astrologia é exatamente o de tomar consciência destas tendências para poder amenizá-las. Agora que você sabe desta tendência a ter “ataques melindrosos”, você irá se observar melhor, não é mesmo? É claro que existem momentos e circunstância em que simplesmente não dá para agüentar, as pessoas podem abusar de sua boa vontade... Mas que tal chamá-la para uma conversa razoável, à parte, ao invés de simplesmente explodir? A propósito, Mariana, cuidado com uma certa suscetibilidade neste momento: será que as chateações e mágoas que você está sentindo nestes dias deveriam ser tão intensas? Não estará você exagerando? Na verdade, o que ocorre é que neste período você tende a transmitir uma raiva maior do que na verdade está sentindo, por isso convém se observar. Nem sempre passamos o que queremos.

Luiza faz quatro meses


Quatro meses é pouco tempo... quase nada da minha vida. Mas os últimos quatro meses são muito especiais: dia 24 de março apareceu neste mundo essa coisinha fofa e bochechuda aí da foto. Saber que estou perdendo o crescimento - acelerado! - da minha sobrinha única e amada me deixa triste demais... Mas acho que 'quando entrar setembro e a boa nova andar nos campos', vou dar um pulo em Recife, pra lançar meu livro e matar a saudade que me corrói. Até lá, fique assim, não cresça muito, viu, Luluca?

sexta-feira, julho 22, 2005

Estréia de Sete Gatinhos



Ontem foi a estréia de Sete Gatinhos, a primeira das peças que integram o projeto. Nossa, como estava na pilha! A gente conseguiu divulgação, se estressou, mas afinal deu tudo certo. Uma adrenalina só, eu enfiada dentro do camarim, intermediando as relações tensas entre atores prestes a entrar em cena e duas equipes de televisão querendo extrair depoimentos deles, a qualquer custo...
Quando deu 22h, o povo foi participar de um coquetel e eu peguei o beco – fui pra casa, sem tomar nem um copo d’água, comendo pipoca doce e pensando na aula que tive hoje. Tá tudo atrasado, lá na disciplina que tou cursando no doutorado. Mas no fim de semana vou dar uma compensada, tentar estudar. Enquanto isso, adeus samba, adeus farra, adeus ‘vida’; mas viver não é só isso, né? E a hora agora é pra isso mesmo, tenho mais é que ralar.

Mais sorte do Orkut


Sorte de hoje:
Você terá felicidade e harmonia na sua vida amorosa

Sol na casa 2, lua na casa 9 - 22/07 a 25/07



A Lua afasta-se do seu estado cheio, e começa a caminhar novamente na direção do Sol, que transita pela Casa 2. A Lua, por sua vez, transita pela Casa 9. As duas casas estão levemente tensas e, nesta próxima fase que vai de 22/07 (hoje) a 25/07, você estará vivendo um momento em que suas necessidade emocionais lhe chamam para viajar, reatar laços com pessoas que você não vê há um certo tempo, mas ao mesmo tempo o Sol na Casa 2 é claro: economizar é preciso! Assim sendo, é preciso encontrar saídas viáveis para atender às necessidades dos dois astros, e uma boa solução é compreender os devidos limites do que se pode gastar numa extravagância.

quinta-feira, julho 21, 2005

Capa do segundo caderno do Globo - uhu!!!

Oba!


Sorte de hoje no Orkut:
A estrela da fortuna brilha sobre você

É hoje

Hoje é o lançamento do projeto ‘Nelson Rodrigues 25 anos’, que está sendo dirigido por Nelsinho (pai e filho, aí na foto) e inclui duas peças – Sete Gatinhos e Anjo Negro -, uma exposição de cartazes e fotos, mostra de filmes e leituras dramáticas. Tou ralando pra caramba, mas conseguindo divulgar e adorando a experiência. À noite é o coquetel. Depois falo mais do projeto, mas partilho desde já minha alegria. Tou uma adrenalina só. Fazia tempo que não me sentia tão produtiva e requisitada. Entrei em contato com tudo que foi redação de tudo que é mídia desta cidade. E eles estão respondendo! Tinha esquecido como essa droga de profissão vicia a gente, dá um prazer danado...

Encontro

Ontem saí correndo, pra mais uma vez ir da Cinelândia até a Avenida Chile, onde fica o Centro Cultural da Caixa, sede do projeto que estou divulgando. Frio, escuro, meio chuviscando. Eu, sozinha, cruzando um viaduto. De repente vem um cara em minha direção, me olhando. Ih, ladrão? Quando chega bem pertinho, ele sorri e me dá uma cantada. Qual o conceito de vocês de cantada? Gostosa, tesuda, é a nora que mamãe pediu a Deus, vai ser boa assim lá em casa, ou 'shhhhhhhhhhhhhh', que é pior que qualquer palavra? Pois ele disse - 'Aê, branquinha, tu é linda, tu é linda mesmo, sacou? Vai com Deus'. E eu fui, ora. Rindo pra caramba.

quarta-feira, julho 20, 2005

Amizade

Soube hoje que existia um tal "Dia do Amigo", pretexto do comércio a pra vender bugingangas e das pessoas pra passarem email com pps adocicados. Mas recebi coisas bonitinhas ao longo do dia: mensagenzinha de Tomé, ligação de Serginho e de Nininho, e a mais linda demonstração de todas - Ádrea ligar dizendo que sabe que tou ocupada, mas que à noite passa pra me ver e me dar um beijo, 'onde eu estiver'. Isso sem falar do meu anjo secreto recifense, que continua escrevendo pra me fazer uma pergunta - 'alguém já te disse que te ama hoje?' Em homenagem a eles e a outros tantos amigos queridos, posto abaixo um poema enviado por Gabi Sobreira, alma linda que é minha amiga desde 1990, quando éramos duas pirralhas - e que apesar da distância, continua se fazendo presente e importante na minha vida, mesmo que através de pequenas delicadezas esporádicas, como esse texto maravilhoso.



NÃO SEI (CORA CORALINA)

Não sei... se a vida é curta ou longa demais pra nós,

Mas sei que nada do que vivemos tem sentido,
se não tocamos o coração das pessoas.
Muitas vezes basta ser:
Colo que acolhe,
Braço que envolve,
Palavra que conforta,
Silêncio que respeita,
Alegria que contagia,
Lágrima que corre,
Olhar que acaricia,
Desejo que sacia,
Amor que promove.
E isso não é coisa de outro mundo,
é o que dá sentido à vida.
É o que faz com que ela não seja
nem curta, nem longa demais,
Mas que seja intensa,verdadeira, pura...
Enquanto durar.

Aniversário de Júlia


Hoje é aniversário dela, que me conhece desde sempre, a fundo, e ainda assim me ama! ;.)
Eu tinha quatro meses da primeira vez que ela me pôs no colo e, desde então, ela não parou de tomar conta de mim...
Que saudade que eu sinto da minha Duia!
Sei que ela vai ler aqui o beijo que deixo no blogue e vai ficar feliz. Tudo de bom, Doduia. Um beijo no seu cangote, com amor.

terça-feira, julho 19, 2005

Um anjo me manda um email


"Salve, doce! Tô com saudades e a senhora não respostou a mensagem de ontem. Beijo!
P.S.: Alguém já te disse que te ama, hj? Sendo vc quem é, acredito que sim e várias vezes, mesmo assim eu vou mandar o meu...
EU TE AMO!!! EU TE AMO MUITO!!!
EU TE AMO O BASTANTE PRA SUPRIR O TERRITÓRIO POR SEIS MESES INTEIROS!!!
EU TE AMO E VC É MUITO LINDA E ESPECIAL E SABE DISSO.
EU TE AMO!!!"

Os conflitos em grupo - 19/07 a 24/09


Entre os dias 19/07 e 24/09, o planeta Marte estará transitando pela Casa 11 do seu mapa de nascimento, Mariana. Este pode ser um momento de intensa participação social, e favorece a união das pessoas em prol de um objetivo em comum. Todavia, pela própria qualidade agressiva de Marte, este pode também ser um momento de maiores discussões e debates polêmicos com seus amigos ou nos grupos que você participa. Cuidado com uma tendência a querer ficar impondo o seu modo de fazer aos outros, sejam eles seus amigos ou uma equipe de estudo ou trabalho.
As pessoas estarão percebendo uma força maior em você, mas também estarão se queixando daquilo que elas percebem como um individualismo que não combina com amizade ou trabalhos grupais. Se isso não for bem observado por você, Mariana, brigas podem ocorrer com seus amigos ou nos grupos. O grande dilema neste momento pode ser sintetizado da seguinte maneira: todas as vezes que estamos numa coletividade (seja num grupo de amigos, seja trabalhando ou estudando em conjunto), é preciso haver um equilíbrio entre aquilo que o ego pessoal almeja e aquilo que os outros querem. De todo modo, a despeito dos possíveis “choques de quereres”, o momento é de se unir com outras pessoas em prol de objetivos comuns. A união faz a força!
Pela própria natureza de Marte, amizades masculinas são mais favoráveis neste momento do que as femininas. Você está numa fase muito objetiva e prática e pode ficar um pouco impaciente com o jeito feminino de fazer as coisas.

domingo, julho 17, 2005

Sol na casa 2, lua na casa 6 - 17/07 a 18/07


Entre os dias 17/07 (hoje) e 18/07, o Sol transitará pela Casa 2 do seu mapa astrológico, enquanto que a Lua transita pela sexta casa. Sol e Lua estarão em harmonia, sendo que o Sol ilumina e clarifica as questões materiais e a Lua permite uma maior concentração emocional no que diz respeito à organização do dia-a-dia. Ambos, Sol e Lua em casas de Terra, focam nestes dias sua atenção na direção de questões bem concretas: dinheiro, contas, seu corpo. A Lua solicita que você procure dar um pouco mais de atenção às necessidades do seu corpo, Mariana, enquanto que o Sol enfatiza a importância de observar a alimentação. Nestes dias você também perceberá o quanto as suas emoções interferem no bom funcionamento do seu corpo. Se você sentir algum mal-estar nesta fase, convém se questionar o que a doença está querendo lhe dizer. O corpo tem uma sabedoria natural, e quando aprendemos a observar melhor o que ele está querendo nos dizer, podemos otimizar – e muito – os nossos hábitos cotidianos. Observe os sinais que seu corpo lhe dá.

sábado, julho 16, 2005

Estudando...

Vou passar o fim de semana em casa, fazendo uma monografia do doutorado. Aqui neste link vocês têm uma webcam diretamente ligada à minha mesa de trabalho:
Ê vida... Fui!

Saudade de vovó

Vovó Sylvia, a única avó que me resta de quatro avós muito amados, tem 90 anos e está ficando cada vez mais esquecida. A coisa que me deixou mais triste, ano passado, foi chegar na casa dela - numa época em que eu passava lá várias vezes por semana - e ouvi-la perguntar: "Quem é você?"
Eu quase não ligo, porque sei que vovó odeia falar ao telefone, e tenho sempre a impressão de que ela não saberá que fui eu, e não iremos conseguir nos comunicar. Pra piorar, nos dias em que ela fica mais confusa, o telefone faz duas coisas horríveis: ou a deixa completamente irritada, ou muda, gaga, sem saber raciocinar.
Mas hoje a saudade bateu forte e eu resolvi ligar de qualquer jeito - tipo, vou dizer que a amo, mesmo que ela não registre. Aí, liguei.
D'Arc, a babá dela, disse que ela estava no terraço, olhando os carros e o movimento do supermercado em frente, como sempre faz.
-Oi, vovó. É Mariana, tudo bem?
-Tudo.
-Liguei pra dizer que gosto muito de você.
-Obrigada! Eu gosto de manter uma boa imagem! (e ri)
-É pra você saber que eu te amo, e pra não me esquecer.
-Eu não esqueço, tenho medo é de você perder seu emprego (hein?)
-Eu tou longe, não dá pra ir lhe ver, só de avião. É por isso que eu não vou aí. Quando eu tiver dinheiro, um dia, eu vou.
(Silêncio)
-Eu tou com muita saudade, viu? Se cuide direitinho, você tá bem?
(Silêncio)
-Vó, eu vou embora, depois eu ligo.
-Deus te abençoe.

Cuidado com incoerências e contradições! - 16/07 a 03/08


O período que se segue entre os dias 16/07 e 03/08 poderá ser sentido por você como uma fase de uma certa incoerência e contradição, Mariana. Sabe aqueles dias em que a gente tem a impressão que quer fazer uma coisa, mas as nossas atitudes apontam para caminhos contrários? Ou quando a gente diz que vai fazer uma coisa, mas faz do avesso? Pois é, este é o período, mas não tende a ser algo particularmente ruim, basta ter consciência da tendência para saber controlar-se melhor. Ao perceber sua própria tendência contraditória maior que o normal neste momento, você poderá domá-la, disciplinando-se devidamente.
Como o Sol estará rivalizando com a Lua do seu mapa de nascimento, você pode sentir estes dias como dias de um leve mau humor, sentindo que está recebendo críticas a mais do que o normal, mas isso tende a ser mais uma impressão do que uma realidade, Mariana. Nem sempre quando as pessoas nos mostram outra forma de ver as coisas isso significa que elas não gostam de nós. Na verdade é você quem estará se criticando. Então, pense: até que ponto você não está agindo com muita dureza em relação aos seus próprios defeitos? Não estou dizendo que você deve ser autocondescendente, Mariana, mas que tal pegar mais leve? E não apenas com você, mas com os outros também, pois é bastante provável que você esteja agindo de forma excessivamente crítica, e não os outros.
A palavra-chave do momento é incoerência. Então, não se impressione muito com acontecimentos imprevistos e coisas que lhe soarão como maluquice total, do estilo de alguém lhe dizer uma coisa e na “hora h” fazer outra totalmente diferente, ou você determinar-se a algo e então perceber que não estava de fato assumindo um compromisso persistente. Não é, portanto, um bom momento para começar coisas, mas tão somente para continuar aquilo que você já estava fazendo.
Aliás, Mariana, no seu próprio mapa astrológico ocorre uma desarmonia natural entre o Sol e a Lua, o que mostra que você tem uma predisposição contraditória que é inerente à sua alma. Talvez você já saiba do que estou falando, e tenha consciência desta tendência a agir com motivações incertas e pouco claras. Todavia, se quiser conhecer um pouco mais a respeito destas contradições de alma, então você precisa conhecer seu mapa astrológico de nascimento.
E mais, Mariana: atente bem para os acontecimentos que ocorrerão em alguns dias específicos, pois nestes momentos é bem provável que você venha a receber pequenas más notícias ou tomar atitudes erradas, que depois você se arrependerá. A Lua estará se desarmonizando com o Sol do seu mapa de nascimento, possibilitando horas confusas em relação aos seus projetos, lhe parecerá que as coisas estão mais complicadas, mas como são apenas alguns dias, convém relaxar e não fazer exagero em relação às possíveis pequenas inconveniências que surgirem. As coisas não estão tão complicadas quanto parecem, acredite-me.
Os dias são os seguintes:
Nos dias 15/07 (Ontem) e 16/07 (Hoje)
Nos dias 21/07 e 22/07

sexta-feira, julho 15, 2005

Tati


Hoje é aniversário de Ecatherina, minha Tati. Deus é bom pra mim: quando cheguei aqui no Rio ano passado, me sentindo sozinha e perdida, me jogou essa baiana no colo, de presente. É alguém a quem acolho e junto de quem me sinto acolhida. Tem um gênio forte que nem o meu, mas ainda não brigamos e espero não brigar nunca com ela - mesmo sabendo que a amizade da gente já tem 'raiz' pra segurar qualquer rusga. É engraçado, porque eu sou preguiçosa e ela é atleta, eu sou gordinha e ela é magricela, eu sou faladeira e ela é calada, eu sou atirada e ela é quietinha... mas a gente é muito igual! Coisa louca essa vida, que tira uma irmã da gente num momento, pra no outro jogar uma irmã prontinha, com mais de trinta anos na cara e uma solidez de caráter interiorana como poucas vezes vi. Mais tarde eu vou lá na casa dela, pra declarar sem palavras o meu amor. Ela já sabe.

Abertura social - 14/07 a 11/08


O período que vai de 14/07 e 11/08 tende a ser particularmente especial para as suas relações sociais, Mariana, pois Vênus estará passando pela sua terceira casa astral. Você perceberá que as outras pessoas estarão mais interessadas em sua companhia, e que sua disposição afetiva para com os outros estará aumentada. Os outros estarão em busca de seus conselhos, e conversas agradáveis podem ser uma marca para este período. Por conseqüência, esta é uma fase ótima para ter “aquela conversa” que você sente que precisa ter com alguém com quem falta aparar algumas arestas, pois o entendimento entre as partes é mais favorecido por Vênus, sobretudo se tais entendimentos envolverem figuras tais quais irmãos, primos, vizinhos ou colegas de trabalho. Pequenos passeios agradáveis são outra possibilidade marcante para o período de Vênus na terceira casa. Iniciar estudos e cursos neste período pode ser uma boa idéia, mas são mais favorecidos os estudos que sejam breves, cursos rápidos, pois Vênus não é um astro particularmente afeito a esforços.

terça-feira, julho 12, 2005

A boneca da titia e a boneca que a titia deu!


Quando eu era bebê, tive uma boneca preta. Era a coisa mais difícil do mundo, no Brasil de trinta anos atrás, mas minha tia Rosa viajou para o exterior e trouxe essa bonequinha pra mim. Era uma das minhas preferidas!
Depois fui crescendo, e vivia triste porque não tinha 'filhas' que parecessem comigo: 90% das bonecas eram louras, de olhos azuis. Sempre achei isso uma sacanagem, especialmente com as meninas negras, que precisam de um 'espelho' na hora de brincar. Aí, aos poucos, a pressão da sociedade e a ascensão de uma classe média negra brasileira fizeram os fabricantes passar a fornecer mais opções ao mercado. Hoje em dia, não são muitas, mas existem!
Sempre enlouqueço quando vejo uma bonequinha preta, e não sei se isso é resquício da minha pré-infância. Os amigos já sabem o que vou escolher, quando vou dar uma boneca de presente... Minha afilhada Bia já ganhou mais de uma - para horror da mãe, minha vizinha e amiga de adolescência Adriana, que, apesar de negra, acha mais bonitas as bonecas de olhos azuis.
Se tiver de escolher entre uma boneca preta e uma loura, compro a preta. É uma opção consciente, no sentido de que quero que cada vez mais a indústria venda e fabrique bonecas de todas as cores - mas é também porque, lá no fundo, as negras são as que eu gostaria de comprar pra mim! Quando eu era casada com Adriano (que era negro), eu pensei por uns tempos em ter filhos e, conscientemente ou não, acabei comprando várias bonecas, que por mais de cinco anos ficaram guardadas, lacradinhas em suas caixas. Todas negras. Todas muito, muito lindas. Essas bonecas ficaram todas pra Luiza, minha bonequinha linda, que apesar de ser tão loura e de olhos tão azuis, vai crescer respeitando e reconhecendo o valor dos diversos tipos de beleza que existem no mundo.

Sol na casa 2, lua na casa 4- 12/07 a 14/07



A Lua continua caminhando para seu estado crescente, entre 12/07 e 14/07, mas agora ativa a Casa 4 do seu mapa astral, em contraposição ao Sol na Casa 2. Sol e Lua estão em harmonia, e este é um excelente período para você cuidar do lar, das questões domésticas, e fazer uma reavaliação de seus gastos, suas prioridades e do que você precisa para ter uma vida mais confortável. Este é um período de recolhimento e de economia, em que você sentirá a necessidade de “segurar a onda” no que diz respeito a questões financeiras. Como você estará com impulsos econômicos, são bons dias para fazer compras essenciais, afinal aqui você correrá menos risco de gastar com o que não precisa.

segunda-feira, julho 11, 2005

Love Machine

Este resumo não está disponível. Clique aqui para ver a postagem.

domingo, julho 10, 2005

Trio ternura



Se tem uma hora que me bate uma saudade louca de Recife, é quando vejo cenas lindas como essa foto. Meu coração aperta de tanto amor que eu tenho aqui guardado. Mas amor não se perde, e as pessoas a quem amo recebem um pouco dele, nem que seja por telefone, email, pensamento ou sonho...

Uns certos olhos azuis...


Blue eyes
Baby's got blue eyes
Like a deep blue sea
On a blue blue day
Blue eyes
Baby's got blue eyes
When the morning comes
I'll be far away
(...)
Blue eyes
Baby's got blue eyes
Like a clear blue sky
Watching over me
Blue eyes
I love blue eyes
When I'm by her side
Where I long to be
I will see
Blue eyes laughing in the sun
Laughing in the rain
Baby's got blue eyes
And I am home, and I am home again

Achooou!


Depois de muita reclamação, Gabi finalmente pegou a máquina e tirou dúzias de fotos novas de minha Luluca querida. Confiram lá em
http://marianamesquita.multiply.com/photos/album/30
http://marianamesquita.multiply.com/photos/album/31
http://marianamesquita.multiply.com/photos/album/32
http://marianamesquita.multiply.com/photos/album/33

Mapa Astral Lusitano


Minha amiga Maria Penélope, "Penelopex" - amiga de Orkut, da comunidade maluca e divertida das Balzaquianas, mas nem por isso menos amiga - pegou meus dados e escreveu uns troços sobre mim. Além de acertar muita coisa, achei engraçado o jeito lusitano dela escrever. Vejam só!
Mariana Cunha Mesquita do Nascimento
Nascida em Recife-PE, às 9h do 25 de abril de 1973
Sol - Touro
Lua - Aquário
Mercurio - Carneiro * nota: no Brasil, Áries
Venus - Touro
Marte - Aquario
Jupiter - Aquario
Saturno - Gemeos
Urano - Balança * nota: no Brasil, Libra
Neptuno - Sagitário
Plutao - Balança * nota: no Brasil, Libra
Análise de Pen:
Ascendente em GEMEOS a 25 graus, e grande parte da tua casa I (corresponde ao teu EU), em Caranguejo... Tem Sol e Venus em conjunção em Touro (vênus em domicílio). Parece que é uma taurinas daquelas bem genuínas, e muito teimosa também, hehehehe. Muito envolvente com os homens... charmosa, hem! Sabe dar a "volta" quando quer... Lutadora... imaginativa... criativa..Muito independente... (marte, jupiter, lua em Aquário). A sua evolução é numa aprendizagem para saber lidar com os outros.
És muito activa e gostas de sair, conhecer pessoas e ter o maior número possível de experiências diferentes. Gostas muito de falar e este ascendente dá para teres uma habilidade especial para escrever, no interesse pela leitura, ou em coisas que estimulem a mente. Você sempre terá uma aparência jovial, e, mais importante ainda, estará sempre aberta a novas experiências.
Por outro lado tens paciencia e gosta de fazer as coisas lentamente, para ver o que está acontecendo. Gostas de criar as tuas coisas sob estabilidade, não sendo a toa, gostas de "construir casas de cimento" e não de "areia"...És teimosa e quando metes alguma coisa na cabeça não descansas enquanto não consegues, és convicta nas tuas ideias e defendes o que acreditas com veemencia.És muito afectiva...Sociavel. Idealista. Valorizas muito a liberdade.Emoções muito fortes, e humores que passam por ciclos.
És uma pessoa sensual, queres laços duradoros mas que não te prendam, ao mesmo tempo têm que olhar só ti. Adoras objectos belos e luxuosos. És divertida...Inventiva e original. Provavelmente estas a passar uma fase de alguns problemitas profissionais, mas isso passa... Emocionalmente podem as coisas não estarem a ser tão fáceis, mas pensa que qualquer situação nesta fase é uma forma de crescimento, e de qq maneira não te deves preocupar porque, apesar de tudo, tens aspectos no teu mapa de muito optimismo também.

quinta-feira, julho 07, 2005

Cena da vida real


Saio hoje correndo do trabalho, tudo cinza, um frio e uma chuva de lascar. Páro no sinal da Rio Branco junto de um homem de seus 35, 40 anos: alto, sério, compenetrado, de terno e mala executiva na mão. Na hora achei engraçado, porque o cara era negro e bem bonito (abafa!, não tava paquerando, só conferindo o material), mas tinha um cabelo cortado meio estranho, bem curtinho e com uns desenhos meio tribais atrás (o que me fez pensar numa pantera enjaulada ou que, melhor dizendo, ele ficaria muito melhor sem aquela roupa, mas deixa pra lá, isso é só assanhamento). Olhei de rabo de olho e segui em frente. Três passos adiante emparelho com o moço, que está falando com alguém no celular. Ouço nitidamente: "Alguém já te disse que te ama hoje?" Olhei de novo pra ele, que não me parece mais sério nem compenetrado, só derretido. De repente, o dia ficou colorido e eu saí rindo sozinha. Tá, não foi pra mim que ele falou. Mas minha alma gostou de saber que neste mundo ainda tem gente que ama. E que liga pra dizer.

Sol na casa 1, lua na casa 2 - 06/07 a 09/07


Entre os dias 06/07 e 09/07, o Sol continua em sua primeira casa astrológica, Mariana, mas a Lua transita para a Casa 2. A idéia para este período envolve uma consciência emocional maior de seu próprio valor, uma percepção mais concreta do que você deseja e dos recursos de que necessita para realizar seus intentos. Por isso, você se concentrará mais nos aspectos práticos de seus desejos, nestes próximos dias, na medida em que a Lua cresce. Num sentido negativo, cuidado para não comer em excesso, como forma de satisfazer ânsias e carências, atente para não gastar desnecessariamente, como forma de suprir sentimentos de vazio.

quarta-feira, julho 06, 2005

Alegria!

Esse aí é Afonso, meu novo orientador, em 1977. Catei essa fotinha no Orkut e o engraçado é que a cara dele é praticamente a mesma até hoje! Tou muito feliz por ele ter me aceitado, é um cara gente boa e competente e eu me sinto muito menos 'solta' no doutorado do que estava me achando... Minha vida graças a Deus parece que tá entrando nos eixos; ontem recebi uma nova proposta de trabalho, que não topei por já estar comprometida, mas que me fez muito bem ao ego. É a coisa da lei da inércia, como já falei... agora a tendência se Deus quiser será dar tudo certo. Da semana passada pra cá aconteceram tantas coisas boas na minha vida, que eu preciso agradecer a Papai do Céu e todos os anjinhos. Uma das boas coisas foi ter conhecido uma série de pessoas legais, que podem também me servir de contato profissional. O mais lindo deles chama-se Eduardo (mas eu chamo ele de Duda, viu, Dudu?).

segunda-feira, julho 04, 2005

Clareando e compreendendo melhor as questões afetivas


Entre os dias 04/07 e 13/07, o planeta Vênus estará entrando em contato de forma harmoniosa com o planeta Mercúrio do seu mapa astral, Mariana. A qualidade maior deste período envolve um melhor entendimento no que diz respeito à sua vida afetiva. Neste período, você estará mais consciente de coisas que você precisa melhorar para que as suas relações amorosas se tornem mais proveitosas. Talvez você venha a receber conselhos, toques, ou mesmo simplesmente tomar consciência das coisas que precisam ser mudadas. Mas o processo envolve também você receber alguns elogios a respeito de suas melhores qualidades nas relações. As pessoas em geral – amigos, amantes, familiares – estarão salientando suas virtudes, e falando mais delas. É legal ouvir essas coisas, mesmo quando já sabemos quais são nossas qualidades. Um melhor estímulo para a auto-estima é a marca registrada destes dias. Outra qualidade marcante para o período, Mariana, envolve você provavelmente ter idéias mais harmoniosas, percebendo em si uma tendência mais apaziguadora e razoável.